Informação confiável na Web

Como encontrar informação confiável na Web?

Sabemos da dificuldade de encontrar informação confiável na internet, por isso, reservamos esse espaço para mostrar os links mais confiáveis para você que quer estar atualizado nesse momento importante da saúde pública no mundo.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde criou diferentes meios para disseminar informações confiáveis e oficiais. Confira abaixo.

Governo do Estado de São Paulo

Se você é do estado de São Paulo, também pode acompanhar todas as informações atualizadas dos municípios, decretos, entre outros, clicando aqui.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

A OMS também criou um site (em inglês), que atualiza diariamente os números de casos e óbitos em todos os países do mundo. Nele, você pode acompanhar através de gráficos a evolução da pandemia ao longo dos meses, basta clicar aqui.

Como identificar se uma informação é verdadeira ou falsa (fake news)?

Em momentos como agora, é muito comum que a gente receba inúmeras notícias falsas no WhatsApp ou Facebook. Por isso, reunimos algumas dicas para que você não seja enganado ao receber alguma informação na internet.


  • Leia todo o conteúdo da notícia com cuidado: evite ler apenas o título, que pode ter sido criado com a intenção de te confundir.

  • Se o título for muito exagerado ou alarmista, desconfie. Geralmente “notícias absurdas” são justamente criadas para que você acredite e compartilhe rapidamente.

  • Já verificou as fontes da informação? Jornais sérios sempre colocam na notícia a instituição ou o nome da pessoa que forneceu os dados. Na dúvida, sempre procure no Google se a pessoa realmente existe.

  • Vale a pena conferir a data de publicação. Muitas vezes, a notícia foi verdadeira, porém muito tempo atrás.

  • Desconfie se o site da publicação for desconhecido. O mais recomendável é acompanhar notícias de jornais sérios ou de instituições confiáveis.

  • Para ter certeza, você pode procurar a informação no Google e conferir se ela foi publicada em outros locais, como sites, revistas ou jornais.

Você Sabia?

SAÚDE SEM FAKE NEWS
O Ministério da Saúde tem um WhatsApp, chamado de "Saúde sem Fake News", para confirmar se uma informação em saúde é verdadeira ou falsa. Você pode enviar imagens ou textos para confirmar a veracidade da informação.

  • Através do número (61) 99289-4640, você envia gratuitamente a mensagem contendo o texto, imagem ou vídeo para que técnicos verifiquem se é verdadeiro ou falso;

  • A mensagem também deve conter seu nome completo, município e estado de residência;

  • O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h30 às 12h e das 14h às 18h no horário de Brasília-DF;

  • Não há um prazo pré-definido para envio das respostas.


Fato ou Fake?

A página "Fato ou Fake" foi criada para divulgar as checagens de conteúdos suspeitos mais compartilhados, esclarecendo o que é real e o que é falso. A apuração é feita em conjunto por jornalistas do G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo.
Você pode acessar a página de Facebook do grupo clicando aqui.